quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CERAL no Colóquio da PUC



O Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião realizou no dia 17 de outubro (quarta - feira) o colóquio “A religião segundo o Censo”. O evento realizado no auditório Prof. Marco Antonio Marques da Silva (sala 100-A, 1º andar, prédio novo) teve início às 9hs. Entre o público presente, estavam alunos do Programa e também muitos interessados da comunidade acadêmica e não acadêmica em geral. O CERAL estava representado pelo professor Dr. Frank Usarski e pelo Dr. Rafael Shoji que também participaram como palestrantes.
            O primeiro palestrante do evento foi o Prof. Dr. Jose Eustáquio Diniz Alves (ENCE/ IBGE) que nos ofereceu uma síntese dos dados sobre religião do último censo (2010).
            Depois o Prof. Dr. Edin Dued Abumannsur (PUC-SP) fez uma análise sobre os dados relativos ao campo evangélico no Brasil. Edin pontuou a questão das diferentes denominações e da grande variedade de igrejas.
            Rafael Shoji foi o palestrante a dar início às atividades da parte da tarde. Sua exposição foi uma introdução de como se trabalhar com os dados do IBGE dentro de nossa área (pesquisa em religião). Shoji também mostrou as diferentes formas de abordagens dos dados, que vão desde porcentagens de ampla abrangência até dados específicos e mais exatos que são os microdados.
            O Professor Dr. Frank Usarski também falou sobre a importância do estudo destes dados para as pesquisas em Ciências da Religião. O professor fez abordou a temática dos dados do IBGE através de seus estudos sobre o Budismo no Brasil.
            A Prof. Dr. Maria José Rosado da (PUC/GREPO) nos trouxe uma leitura em relação ao catolicismo focando principalmente a questão da secularização.
            Depois foi a vez do Prof. Dr Silas Guerreiro que trouxe uma análise dos dados do IBGE que focam os “sem religião” e as religiões esotéricas.
            No final os Palestrantes Frank Usarski, Rafael Shoji e Silas Guerreiro reforçaram a necessidade do estudo e abordagem dos dados por parte dos estudantes e pesquisadores em Ciências da Religião. Shoji argumentou sobre a importância de projetos conjuntos com outras áreas, como computação e matemática, já que a formatação e análise dos dados, bem como a montagem para pesquisas que considerem tais dados dependem não apenas de um profissional, mas uma equipe interdisciplinar. Sem dúvida, isto tornou-se uma condição necessária para que possamos, como bem colocou Usarski, realizar uma Ciências da Religião aplicada.

Rafael Shoji (CERAL) falando sobre o tema: Desvendando os dados do IBGE - uma leitura instrumental



José Eustáquio Diniz Alves (IBGE) ofereceu uma sintese dos dados do últimos censo sobre a religião

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário